O Pentjak Silat é o estilo de combate do arquipélago indonésio, conhecido no ocidente pelo famoso nome de Kali, dado a imigração maciça para os Estados Unidos, de filipinos. O Pentjak Silatdiferente do seu Primo filipino, não teve influencia Europeia, visto que a esgrima espanhola influenciou bastante as escolas de kali filipino,
Sendo integro com suas tradições, mesmo após a ocupação, algumas famílias, em segredo preservaram suas tradições culturais e filosóficas, linguísticas etc. Assim o Pentjak Silat se caracteriza por excelência em manejo de armas brancas, mas também no combate desarmado.
O Silat é baseado e inspirado pelo espírito dos animais (tigre, garça etc) bem diferente do kung fu shao lin, usando o máximo para defesa pessoal, sem ética (visando pontos frágeis, usando a arma que estiver a mão, improvisada ou não)
Como existem milhares de ilhas nesta região, o pentjak silat tem literalmente centenas de estilos.
A nossa escola de silat:
PUKULAN CIMANDE PUSAKA (nota. Cimande se lê shimande)
Mestre Peterson, é formado mestre no estilo de wing chun kung fu. Tendo iniciado sua carreira em 85, com Pentjak silat , com guru Sun (mestre Malaio). Como este se mudou do país, Peterson partiu para a pratica do wing chun. Depois de uma longa busca por um silat Autêntico, encontrou o Pendakar (mestre) William Sanders, mestre Americano, formado por mestres indonésios desta Arte marcial letal. Um dos mestres mais reconhecidos nos EUA, com diversos Títulos deste, e de cultura indonésia.
Foi nesta linhagem que Peterson encontrou o autentico Pentjak Silat, e hoje se dedica para aprender os aspectos deste profundo sistema de combate e meio de vida.
Mais informações
wingchunfatcheong@hotmail.com
http://pentjaksilatbrasil.wix.com/pukulamcimandepusaka
Extraído de Arte Filipina - Notícias e Conteúdo de FMA [ Arnis Kali Eskrima ] do Brasil e do Mundo.
Leer desde la fuente original.