Modern Arnis é o sistema de artes marciais filipinas (FMA – Filipino Martial Arts) fundado pelo Grão Mestre Remy Presas na década de 1960. Seu objetivo era manter uma estrutura que carrega-se o espírito tradicional das Artes Marciais, a fim de preservar os sistemas mais antigos de Arnis, aliado a um pensamento moderno de defesa pessoal.
O Brazilian Modern Arnis (BMA) foi fundado em 5 de maio de 2019 na cidade do Rio de Janeiro pelos Guros Tales de Azevedo e Felipe de Paulo com objetivo de manter e difundir o corpo de conhecimento do Modern Arnis se valendo de uma metodologia pedagógica atualizada e direcionada ao público brasileiro e lusófono.
Nosso foco está em oferecer um treinamento no que é considerado o mais clássico e sólido das artes marciais filipinas, sem desdobramento excessivo em diversos sub-sistemas, oferecendo ao aluno um padrão de qualidade transversal em todas as tradições, possibilitando uma formação sólida e completa.
Arnis é uma arte marcial nascida no final do século XIX nas Filipinas tendo como base a antiga esgrima europeia, aliado a conceitos de combate do sudeste asiático, é uma Arte que trabalha com conceitos de movimentação corporal aplicados ao combate armado e desarmado. O Arnis também é conhecido como Eskrima, Kali, Garrote, além de outros nomes em diferentes dialetos típicos das Filipinas.
Enquanto técnica, o Arnis faz uso de giros e movimentos circulares, acompanhados de golpes de balanço, estocadas e bloqueios, usados de maneira ofensiva e defensiva. É costume que seja praticado com um ou dois bastões ou qualquer outro instrumento simular, empregado como uma ferramenta pedagógica para o aprendizado de diferentes técnicas que podem facilmente ser transpostas para outras ferramentas assim como mãos nuas e pés, para atacar, bloquear, agarrar e projetar, mantendo os mesmos princípios que sejam utilizados com os bastões.
Extraído de Arte Filipina.
Leer desde la fuente original.